Comprar o primeiro imóvel é uma decisão importante e, por isso mesmo, exige atenção. É preciso desembolsar muito dinheiro e ter paciência para encarar um processo que pode ser demorado e apresentar algumas dificuldades.
Para evitar sustos, é bom se preparar se informando sobre como o funciona a compra de um imóvel. Mas além de conversar com conhecidos e amigos mais experientes, é fundamental contar com a ajuda e as orientações de um advogado especialista na área. Assim, pensando nisso, selecionamos algumas dicas importantes para que a compra do seu primeiro imóvel seja segura e tranquila. Confira!
1. Defina o que não pode faltar no seu primeiro imóvel
Um erro muito comum de quem está a procura do primeiro imóvel é não saber muito bem o que desejam e, principalmente, do que necessitam. É preciso ter em mente se irão precisar ou não de vaga na garagem, se planejam ter filhos ou se hverá necessidde de um espaço para o home office, por exemplo.
Então, a dica aqui é pensar levando em conta um cenário de, no mínimo, cinco anos. Saber exatamente o que se quer ajuda na hora de tomar uma decisão e assim, escolher um imóvel de acordo com seu estilo de vida e objetivos.
2. Procure um corretor de confiança
Confiança é fundamental na hora de contratar um corretor. Afinal, é preciso ter certeza de que ele está buscando os melhor imóvel para você.
Dessa forma, antes de escolher o seu corretor, peça indicações para amigos e familiares e claro, negocie de maneira clara qual será a taxa de remuneração dele. No mercado, é comum a cobrança de 5% do valor do negócio.
3. Reflita sobre a forma de pagamento
A compra de um imóvel, por mais simples que seja, requer um investimento considerável e, antes de decidir contratar um financiamento é preciso fazer as contas e verificar se você será capaz de pagar as parcelas durante os próximos anos ou até décadas.
Assim, é importante procurar diversas instituições financeiras e fazer simulações para ficar a par das prestações e tipos de empréstimos que poderão ser contratados.
4. Reserve dinheiro para o pagamento de todas as taxas
Outro erro bastante comum de quem está comprando o primeiro imóvel, é desconsiderar o valor que será gasto em taxas e impostos.
É fundamental com antecedência quais taxas precisarão ser pagas. Além disso, é preciso ter em mente que o ITBI (Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis), que varia de município para município, também deverá ser pago.
5. Verifique se o imóvel possui pendências
Verifique se o imóvel ´que você pretende adquirir possui algum tipo de dívida, como IPTU de anos anteriores não pagos ou qualquer outra irregularidade.
A compra de um imóvel irregular pode trazer muita dor de cabeça e também prejuízos financeiros. Afinal, só com toda a documentação em dia, é possível fazer negociações de venda e de compra sem grandes problemas, evitar processos judiciais e o pagamento de pesadas multas. Além disso, o imóvel acaba ficando inelegível para os casos de herança ou de doação
Assim, fique de olho nas escrituras, certidões e outros documentos relativos ao imóvel
E para saber mais sobre a regularização de imóveis, confira nosso artigo REGULARIZAÇÃO DE IMÓVEIS: O QUE VOCÊ PRECISA SABER
6. Cuidados na hora de escolher a localização do imóvel
A localização do seu futuro imóvel é muito importante. Por isso vale a pena observar o seguinte:
- Visite o imóvel em dias e horários diferentes para entender se a região vai te oferecer tudo que você e suas família precisam. No fim de semana, a cidade é muito diferente, com menos barulho e pouco trânsito.
- Não escolha um imóvel apenas porque ele está próximo de seu trabalho, pois nada garante que você estará no mesmo emprego daqui a algum tempo.
- O bairro do seu primeiro imóvel deve ter tudo que você precisa e combinar com seu estilo de vida.
- Analise a segurança e a facilidade de acesso do bairro onde está localizado o imóvel, principalmente se estaos falando de grandes cidades.
7. Não tenha medo de fazer perguntas
Na hora de comprar um imóvel, tenha uma postura questionadora e não fique com dúvidas com relação ao preço, condições do imóvel, etc. Só assine o contrato quando tiver certeza de todas as cláusulas e condições.
Por fim, para evitar problemas futuros, na hora de comprar seu primeiro imóvel, vale a pena conferir nossos artigos CUIDADOS NA HORA DE COMPRAR UM IMÓVEL NA PLANTA, PRONTO OU USADO – PARTE 1 e PARTE 2. Afinal, a decisão de comprar um imóvel é sempre rodeada de muito medo e insegurança já que pode estar em jogo as economias de uma vida inteira.
E para saber mais sobre outros temas continue seguindo nosso blog. E claro, se estiver com qualquer dúvida sobre Direito Imobiliário ou Direito Condominial, entre em contato. Teremos prazer em te ajudar.